Resenha - Livro Teoria das Mídias!




Calma, muita calma. Essa é uma simples resenha. Nada de detalhes técnicos ou palavras que sejam difíceis de compreender.
Adoro ler. Todo mundo sabe das maravilhas que a leitura proporciona na vida de qualquer pessoa.
E depois do ingresso na faculdade, a necessidade de ler acaba por tornar quase que obrigatório. Mas, ressalto que ler é muito importante para o exercício da profissão de jornalista.
Bom sem mais delongas, vamos começar?

Estamos em tempo totalmente digital. Lemos jornais on line, blogs especializados nos mais diversos assuntos.Temos pressa, e hoje em dia perder tempo para ler jornal pode resultar em uma demora de informação.
Estamos vivendo em um mundo em constante mudança, e dinamismo significa agilidade no processo das informações. A tecnologia passou a ser referência no cotidiano e hoje atua como personagem central.
Mídias digitais passaram a desenvolver o nosso dia a dia. Não conseguimos ficar um só minuto sem nos conectar. Instagram, Facebook, Snapchat, aplicativos de bancos, jogos entre outros.
Claro que com esta evolução, surgiram estudos, pesquisas, debates sobre a importância para o desenvolvimento da educação digital. Tendo este mesmo viés, livro(s) foi (ram) publicado (s).
Um dos mais comentados é a obra Teoria das Mídias Digitais Linguagens, Ambientes e Redes, lançado em 2014 (abaixo ficha técnica do livro para uma pesquisa). O autor Luis Mauro Sá Martino, professor da Faculdade Cásper Líbero ( Em São Paulo), escreveu de forma clara um manual de fácil entendimento, onde é possível descobrir os meandros das pesquisas realizadas durante o processo de evolução das Mídias Digitais a partir da década de 1970. Consultando sites, periódicos de autores internacionais, filmes, músicas, livros e até mesmo o cotidiano, mas nada aprofundado e sem citar diretamente sites ou redes sociais, acreditando que a teoria está no explicar o abstrato, além de garantir que as rápidas mudanças de aplicativos atrapalhassem a linha de pesquisa do trabalho, o autor trouxe para o mais próximo da realidade o entendimento sobre a solução diária que a internet trouxe para nós os próprios mortais. O livro não apresenta nenhuma linguagem técnica sobre terminologia de máquinas, app e tecnologia de ponta, mas explica a relação entre seres humanos conectados e também a maneira como nós nos entendemos, com seus relacionamentos, problemas e limitações.
Um ponto negativo para a obra, seria a ausência de autores nacionais, mas que foi justificada esta "ausência" devido a diversidade do tema, o que permitiria escrever, elaborar uma outra obra específica.
O livro é dividido em 9 capítulos; dentro de cada capítulo os temas são subdividos de acordo com a concepção de cada autor escolhido, não sendo muito estendido. No máximo 4 páginas por autor.
Cada capítulos contém entre 6 a 7 subcapítulos que conecta o livro entre si: Cibercultura, Redes Sociais, Democracia , Espaço Público estão entre os objetos de pesquisa do livro. No final de cada capítulo um convite para estudar ainda mais, sempre com um feedback, para ler, se conectar... A introdução é um convite a leitura.
É uma forma de conhecermos um "produto" que mudou o nosso jeito de ver o mundo. Assistir um filme, ler um livro, falar com os nossos amigos, irmãos e afins.
Até a forma de usar o nosso dinheiro é diferente, se compararmos com os anos de 1990.
É interessante o modo como usamos e enxergamos as mídias digitais. Vale muito a pena entender como essa ferramenta surgiu e como pode ser considerada responsável por moldar o nosso cotidiano.
O livro conseguiu transmitir o seu recado. Não é uma leitura massante, é um manual que permite utilizar linguagens comunicacionais aliados com a tecnologia e mostra a relação que permite criar entre as Mídias com a sociedade e o próprio ser humano.
Você que é estudante, professor ou até mesmo pesquisador apaixonado pelo tema, eu recomendo.
Você não vai se arrepender. Pode apostar.


Livro: Teoria das Mídias Digitais Linguagens, Ambientes e Redes
Autor: Luís Mauro Sá Martino.
Páginas: 291
Editora: Vozes
Ano da publicação: 2014
ISBN 978-85-326-4740-5





Imagem: site Estante Virtual
Beijos pessoas, até mais!
Sarah Oliveira




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DE IEMANJÁ

Coquetel marca lançamento da Arquiteta Thais Fonseca como Instablogger de Decoração

Prepara!!! O novo Coletivo Minissaia chegou!