Já despertou a sua beleza diferente?*




Por Sarah Oliveira (@as_peripecias)

Um assunto muito perigoso no meu ponto de vista. Falar de beleza é mais complicado do que dizer “vou ali comer um cheeseburger e tomar um super copo de Milk shake”, mas vou tentar, por que cada um enxerga de uma forma, percebe de outra.
Então eu pergunto: o que é beleza para você? O que define uma pessoa ser mais bela do que a outra? O que eu tenho que a outra pessoa não tem?

Há algumas semanas, ouvi de um amigo a seguinte frase: Nossa você tem uma “beleza diferente”. Isso soou estranho a principio.  Fiquei extremamente confusa e procurei entender mais sobre isso. Foi até engraçado, por que ouvi muito quando adolescente que eu tinha uma “beleza exótica”. Imaginei que tinha evoluído de exótica para diferente. Ou até melhor, conquistei nomenclaturas para algo especial que eu já possuo e que só melhorou com o passar do tempo. A maturidade me fez muito bem nom.

Bom, voltando para o tema. Consultei pessoas e até mesmo a internet para encontrar o significado real para “beleza diferente”. Pesquisando no nosso querido Google encontrei:

“uma beleza diferente, na minha opinião é aquela que sai dos padrões normais ,não precisa ter o corpo escultural nem o rosto perfeito, a pessoa tem um charme, um encanto, algo que que só a gente tem”.

“Não linda, não te chamaram de feia não, quis dizer simplesmente, que vc chama a atenção de um modo diferente, que não é igual a todas as outras belezas”

Pois bem. Analisando o que li, ouvi, pesquisei, pude constatar que beleza nada mais é que um conjunto de atributos que torna uma pessoa agradável aos olhos e aos ouvidos de outrem. Aquilo que cativa, chama atenção, apesar de que, atributos físicos também ajudam. Demorei muito para encontrar e entender a minha “beleza diferente”.

Anos, muitos anos servindo de ponte de comparações acabaram por destoar essa característica. Quem passa/passou por essa situação encontra dificuldades para aceitar, entender que é sim bela. Uma vitima de agressão psicológica, por exemplo, sofre no dia com isso.
Ouvir a seguinte frase: “você é feia nunca vai arrumar namorado” ou “tem que se arrumar, assim chama mais atenção”... Ninguém merece. Isso martela qualquer juízo perfeito.

Escutei de todxs quando adolescente. Padrões formados de que precisa ter o corpo x, o cabelo y, ou seja, a beleza é algo tão amedrontador quando na verdade deveria servir de impulsão para uma socialização maior.  Ser bonita significa ter passagem direta para o sucesso? Claro que não. Ajuda? Talvez sim, talvez não. Difícil saber.

Quem diga a indústria de cosméticos, salões/centros de estéticas que faturam milhões de reais a custa da nossa necessidade de ficar sempre bela. Uma eterna busca por sinal.
Durante esses meses refletindo sobre o meu Eu, pude descobrir maravilhas. Claro que contei com a ajuda preciosa de madrinhas (assim batizei as meninas do Você ainda + bonita do Coletivo). Tenho qualidades e defeitos que me completam. No início quando ouvi “você tem uma beleza diferente no qual não consigo explicar”, pareceu muito estranho aos meus ouvidos, por que tudo que é diferente tem esse efeito. Hoje, aceito de bom agrado a definição beleza diferente, por que sou única e exclusiva.


E você, já encontrou/despertou a sua beleza diferente? Que tal começar hoje mesmo? Afinal não tem dia nem horário definido para isso, basta querer. E eu sei que você pode e quer muito.

Um beijo pessoas!!!

*Texto postado originalmente no site www.coletivominissaia.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DE IEMANJÁ

Coquetel marca lançamento da Arquiteta Thais Fonseca como Instablogger de Decoração

Prepara!!! O novo Coletivo Minissaia chegou!