De olho no futuro


Nada é por acaso;
Tudo estava escrito;
Coisa do destino.
Pode ser tudo isso e muito mais. As vezes, somos levados a outros caminhos, novas possibilidades. O que antes era inimaginável acaba por se tornar possível, real. Sou dessas pessoas que sempre diz "nunca vou fazer isso", mas acabo por queimar a língua literalmente. 

Fazer palestra é algo que nunca passou pela minha cabeça, pois acredito que é uma tremenda responsabilidade. Falar algo, transmitir informações para as pessoas, que muitas vezes estão tão sedentas de conhecimento ou até mesmo precisando daquele incentivo para dar uma guinada na suas vidas. É fascinante e ao mesmo tempo necessita de uma atenção especial sempre tomando cuidado deixando claro que você querido palestrante não deseja moldá-las, mas apenas mostrar que é possível viver de forma plena e com mais qualidade.

Palestrar é muito mais que aconselhar ou dar dicas. Percebo que é uma troca de experiências. Aprendi a olhar de uma forma diferente para palestras, quando ingressei no time do Coletivo Minissaia. Falar de mim, das minhas experiências pessoas foi um divisor de águas, mas nunca olhei para isso como uma profissão. Apenas a vontade de compartilhar sentimentos.

Mas, como disse acima nada é por acaso...
Na última terça-feira, dia 22/05 fui convidada para participar de um evento chamado De Olho no futuro realizada na Espro Polo Salvador.  Essa é a  10ª edição cujo objetivo era falar, incentivar  jovens que estão se tornando profissionais , a encarar a realidade de um mercado de trabalho maisque competitivo, muitas vezes voraz a não perderem o foco e continuar acreditando nos seus sonhos. Não desistir daquilo que realmente faz os nossos olhos brilharem. 

Adoro iniciativas como a da Espro, a forma como cuida dos jovens, capacitando-os e integrando-os no universo profissional, sem aquele peso sabe de curso profissionalizante. Queria muito ter tido essa oportunidade, mas não deu né nom?!

Voltando para a palestras, confesso que estava nervosa. Pensava à todo instante:  Vou falar sobre o que? 
Falar de mim?
Mostrar um pouco da minha vida pessoal e profissional?
Até então nada estava controlado, tudo era expectativa. Quando comecei a falar sobre o que vivi, o que fiz na minha vida para ter chegado ali, passou um filme. Todos os momentos sejam eles bons ou ruins vieram a tona. Fui ficando mais relaxada e adorando olhar as carinhas de atenção. Fiquei anestesiada. Que alegria falar para vocês!
Como é gratificante falar de superação gente. Falar que é possível projetar a vida, idealizar, ter foco.
O que me deixou mais feliz, foi falar principalmente para as meninas que temos o nosso lugar de fala, que não devemos deixar de lutar para conquistar nosso espaço afinal querendo ou não somos as maiores vítimas do patriarcado e de toda violência física e psicológica possível, mesmo em pleno Século XXI. Pude ver que os meninos também estavam atentos e me ajudaram na construção dessa palestra. Plantei a sementinha de que os homens precisam cuidar e respeitar as mulheres em todas as condições.
Foram quase 2 horas de um bate papo leve, troca de experiências, emoção. 
Fiz questão de dizer que eles tem o seu papel na sociedade, que eles precisam tomar para si o pertencimento naquele local de fala. Como jovem, as vezes somos a voz que é calada, oprimida. Isso não pode continuar. 

Tomem para si, exijam respeito e se faça ter respeito. O mundo precisa disso.

Fiquei honrada e muito feliz com tudo. Minha gratidão a ti. 
Digo com todas as letras, essa experiência me marcou para sempre. Levarei estes rostinhos no meu coração. 

Obrigada Espro por me permitir isso. Vocês não sabem o bem que me fez.
Lembrarei eternamente deste dia, como o divisor de águas para a minha carreira profissional e pessoal.

Quer conhecer mais sobre este projeto? Basta acessar o link http://www.espro.org.br/projetos-educacionais/de-olho-no-futuro

Beijo pessoas!!!!


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DE IEMANJÁ

Coquetel marca lançamento da Arquiteta Thais Fonseca como Instablogger de Decoração

Prepara!!! O novo Coletivo Minissaia chegou!